Adobe Muse - Tutorial - Criando um Site Pessoal

Existem duas fases principais envolvidas no processo de construção de um site. O primeiro é projetar a aparência das páginas e o segundo é traduzir o projeto para o produto real - as páginas da web. A primeira etapa exige habilidade de design enquanto a segunda etapa precisa de especialistas de programação. O problema é que encontrar um indivíduo que tem tantas habilidades é difícil. Para aqueles que têm olhos para melhor design (e nenhum interesse na codificação), existe o Muse da Adobe. Este aplicado pode lhe ajudar a publicar seu HTML sem ter que escrever código algum.

Fazendo um site pessoal

Uma pergunta antes de começarmos. Por que alguém iria usar uma ferramenta de WebDesigner como o Muse quando você pode usar WordPress e seus temas? A resposta é "personalização". Mesmo que haja literalmente milhares de temas WordPress por aí, personalizando o tema para realmente atender as nossas necessidades é difícil. Outra razão é que usando um sistema de banco de dados WordPress avançado para um site simples e linear seria um exagero.
Você pode baixar Muse no site . Ele está disponível gratuitamente até a liberação v.1.0 no início de 2012. O aplicativo funciona no Windows e Mac, mas isso requer que o sistema tenha o Adobe AIR instalado.
Para entender melhor como funciona o Muse, vamos tentar usá-lo para criar um simples site pessoal. Comece escolhendo " Create New Site "da janela de inicialização ou no menu File.
Em seguida, você poderá escolher o tamanho do site, escolhendo a largura da página, o número de colunas, margens, etc

O primeiro passo na construção de um site é decidir quantas páginas ele terá e qual é a relação entre as páginas. Você pode facilmente adicionar, excluir e reorganizar páginas na etapa Plan

Clique no botão " + (plus) "botão para adicionar, e os" X "para fechar. Clique no nome da página para mudar o nome, em seguida, arraste e solte para reorganizar.

Na parte inferior da página, você pode ver escrito A-Master. Este é o modelo que será usado em todo o seu site. Então, se há elementos que você deseja manter em todas as suas páginas, Basta colocar na página mestre que ele repetirá em todas as outras páginas.


Construindo meu primeiro site!

·         Se você der um duplo clique em uma das páginas, a mesma será aberta numa nova aba. Você pode começar a construir e projetar as páginas usando as ferramentas na barra de ferramentas superior.

·         Outras ferramentas que irão ajudá-lo ao longo do processo do projeto são os "Painéis" no lado direito. Você pode mostrar ou ocultar esses painéis por meio do menu “Window”

·         Para construir o nosso site pessoal, vamos mudar o fundo através da inserção de uma imagem. Você pode personalizar a imagem, alterando a escala e a posição.

·         Em seguida, vamos adicionar um menu de navegação, escolhendo-o partir do painel Widget, em seguida, arrastando e soltando-o na página.

·         Você pode personalizar o menu de navegação usando este ícone que destaque. Clique na pequena seta azul para chamar a janela de Opções.

·         Você também pode alterar a aparência do texto (tipo, tamanho, cor), utilizando a guia  "Text " nos painéis à direita.

·         Então você pode adicionar textos e retângulos usando as ferramentas na barra de ferramentas. Arraste esses elementos para a posição que você quer e personalize através dos painéis à direita. Para adicionar links externos (ou outros elementos HTML), use o " Insert HTML "no menu em" Object".

·         Anote o código HTML dos links na janela que abre e  clique em OK para adicioná-lo ao site.

·         Semelhante ao dos outros elementos, o código HTML inserido é altamente personalizável. Infelizmente, ainda não podemos mudar a cor do link. Esperemos que este recurso irá aparecer em uma futura versão do Muse

·         Depois que tudo estiver definido, você pode ver o resultado clicando em "Preview" 

Última Etapa
·         Depois que tudo estiver definido, Você já pode colocar o seu site na Internet. Para fazer isso, use o " Export as HTML "menu" File".

·         Decida sobre a localização para salvar o projeto e clique em " Export ".

·         Se você deseja anexar a sua página pessoal a uma URL que você já possui, use qualquer Cliente FTP para carregar tudo dentro da pasta para a sua conta de hospedagem. Consulte o seu provedor de hospedagem sobre isso.

Este pequeno tutorial tem nos mostrado que a criação de um site pessoal usando Muse é tão simples como desenhar no Paint (não precisa exagerar). O Muse, também é capaz de criar sites mais complicados com várias páginas. Vamos postar muitos tutoriais aqui. Fique ligado, adicione este site aos seus favoritos e volte sempre!
O que você achou do Muse? Deixe seu comentário. Abraços e até a próxima. Alexandre - Webdesigner


9 comentários:

Anônimo disse...

Cara, como faço para colocar um link em um botão, ou seja, quando clicarmos no botão levar para algum lugar. Não consegui fazer nenhum botão funcionar ainda.

Anônimo disse...

otimo o programa fiz teste aqui e esta aprovado
Lincolnvga@hotmail.com

Anônimo disse...

se alguem precisar de alguma ajuda e so pedir abraco
lincolnvga@hotmail.com e parabens pela explicação

Anônimo disse...

Olha, sou desnnger gráfico e anteriormente ja havia feito algumas incursões no dreamweaver, mas nao me adaptei e não fui adiante. Agora com o Muse, realmente a coisa funcionou. Sinto-me como se estivessse usando o Indesign. Simplesmente estou adorando trabalhar com ele. Valeu mesmo.
Clodi Almeida

Anônimo disse...

Estou a fazer o meu primeiro site em muse e tenho uma questão a colocar. Eu desenhei o layout para o meu site em ilustrator e tinha desenhado uns botões.
Acontece que eu queria usar o menu do adobe muse (que já vem com todas as ligações feitas para as páginas do meu site), mas não consigo editar esse menu...tenho separadores do meu site que têm 2 palavras, o que acontece é que os botões ficam todos com tamanhos diferentes eu quero que os meus botões tenham todos o mesmo tamanho.
Não dá para fazer paragrafo de uma palavra para a outra ou por uma palavra com corpo 10 e outra com corpo 11, por exemplo, se desse tinha o meu problema resolvido.
Existe alguma solução?

Anônimo disse...

Muito obrigado, ajudou demais, é esse tipo de site simples que eu queria criar, apenas com uma página com links para minhas redes e minhas coisas. A única coisa que estou insatisfeito com o Muse é que eu não sei como colocar no Blogger, sabe, ele poderia gerar um template em XML, mas essa pasta que ele gera com esse tanto de coisa aí eu não sei se é para o Blogger, acho que deve ser para Wordpress,
eu acho Wordpress muito complicado.

Anônimo disse...

Olha, como alguem frisou anteriormente, tambem sou designer grafico, tentei usar o dreamweaver mas nao me adaptei, contudo, agora com o muse, ja fiz 6 sites para clientes e estou adorando trabalhar com ele. É como usar o Indesign. Muito bom
Clodi Almeida

Duuh disse...

Olá, fiz um site, ee gostaria de incorporar um video para home do site, existe alguma ferramenta no Muse que faça isso??

Douglas Telles disse...

Parece ser uma boa ferramenta. A pergunta que fica é: O google vai conseguir indexar o texto do site feito por este programa? tem como anexar animação swf por ele? ele trabalha com qual versão do html? 5 ou 4?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More